TOYOTA REVELOU PROTÓTIPO HÍBRIDO DE COMBUSTÍVEL FLEXÍVEL NO BRASIL

Um protótipo do primeiro veículo híbrido de combustível flexível do mundo (Hybrid FFV) estreou num evento da Toyota realizado, esta semana, em São Paulo, Brasil. Na iniciativa participaram, entre outras, o governo estadual, as universidades e a Associação de Cana-de-Açúcar (União da Indústria da Cana: UNICA). O protótipo é a combinação de um veículo de combustível flexível (FFV) que pode ser alimentado por gasolina e combustíveis alternativos, como o etanol, e o conhecido sistema híbrido da Toyota, que combina um motor de combustão e outro elétrico.

Hybrid FFV novo Sistema da Toyota

Hybrid FFV é um novo sistema que a Toyota está desenvolvendo com o objetivo de popularizar veículos elétricos híbridos no Brasil e contribuir para o meio ambiente através da redução das emissões de CO2. Hybrid FFV tem o potencial de reduzir drasticamente as emissões totais de CO2, uma vez que é construído no sistema híbrido da Toyota, que tem alta eficiência energética e baixos níveis de emissão e também aproveita a capacidade de reabsorção de CO2 do etanol. O protótipo usa o Toyota Prius como modelo básico, que está a tornar-se popular no Brasil.

Os estudos da Toyota indicam que o Hybrid FFV tem uma grande vantagem no desempenho ambiental em comparação com um FFV padrão, quando estimamos as emissões de CO2. Se for alimentado apenas por etanol de cana-de-açúcar (E100 Fuel), os resultados são ainda melhores.

Reduzir as emissões de CO2 em 90%

O desenvolvimento do Hybrid FFV representa um dos esforços da Toyota para atingir o seu “desafio ambiental 2050”, que visa a redução das emissões de CO2 do veículo em 90% em comparação com os níveis de 2010, em 2050. Outro objetivo do desafio ambiental é eliminar completamente as emissões de CO2 do ciclo de vida do veículo, incluindo materiais, peças e manufatura. Em consonância com esse objetivo, a Toyota visa alcançar mais de 5,5 milhões de veículos eletrificados nas vendas globais de automóveis novos até 2030.

“Estou muito orgulhoso dos engenheiros da Toyota do Brasil que trabalharam em estreita colaboração com os nossos engenheiros no Japão para desenvolver, para os nossos clientes no Brasil, o veículo híbrido mais limpo do mundo que utiliza etanol. A invenção demonstra a nossa jornada no fornecimento de uma nova sociedade de mobilidade”, disse Steve St. Angelo, diretor sénior da Toyota Motor Corporation, desempenhando ainda funções como CEO da Toyota Latin America Region and Caribbean, bem como presidente da Toyota do Brasil.

Para a comercialização de Hybrid FFV no Brasil, a Toyota recolherá dados através de testes rodoviários reais a realizar no país e avaliará a confiabilidade, durabilidade e o desempenho dos motores.

 

Fonte: Toyota

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